top of page

𝐃𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐭𝐫𝐞̂𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐡𝐚́ 𝐭𝐫𝐨𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐝𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬 𝐧𝐚 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨𝐬 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐕𝐢𝐯𝐚 📢📔♻️

As equipas dos Centros Ciência Viva estão prestes a conhecer quem as irá dirigir durante os dias 24, 25 e 26 de outubro. A iniciativa Hoje Quem Manda Sou Eu está de volta à Rede de Centros Ciência Viva, numa operação de divulgação do trabalho e da importância da Rede, promovendo a ciência a nível nacional.



Os diretores e as diretoras de cada Centro vão levar o seu know-how a diferentes cidades e equipas, sendo esperado que, à chegada, digam: “Hoje Quem Manda Sou Eu!”. O que será que trazem de novo? Encontros com Cientistas, saídas de campo, espetáculos que misturam arte e ciência, cozinhados em fornos solares, sessões de Astronomia… os programas vão ser diversos.



𝐀𝐭𝐞́ 𝐚𝐨 𝐀𝐜̧𝐨𝐫𝐞𝐬, 𝐏𝐨𝐧𝐭𝐚 𝐃𝐞𝐥𝐠𝐚𝐝𝐚, 𝐯𝐚𝐢 𝐨 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜𝐭𝐨𝐫 𝐝𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐕𝐢𝐯𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚, 𝐉𝐨𝐚̃𝐨 𝐕𝐢𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐪𝐮𝐞 𝐥𝐞𝐯𝐚 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐚 𝐀𝐬𝐭𝐫𝐨𝐧𝐨𝐦𝐢𝐚 𝐧𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐛𝐚𝐠𝐚𝐠𝐞𝐦.


Para além de um “Smart Telescope”, que é deixado no Expolab - Centro Ciência Viva, vai fazer a capacitação da equipa, vai entrar nas dinâmicas e no trabalho diário do Centro de Ciência Açoriano e nas suas exposições. Vai ainda dar uma palestra sobre o Universo, vai fazer uma grande observação astronómica e (com muito para contar) vai trabalhar, enquanto cientista convidado, na maravilhosa Escola Ciência Viva deste espaço de divulgação científica, situado no meio do oceano atlântico. Serão muitas as atividades de contacto com o público e o trabalho colaborativo a concretizar com a pronúncia “minhota” sempre presente”!



𝐑𝐨𝐬𝐚𝐥𝐢𝐚 𝐕𝐚𝐫𝐠𝐚𝐬, 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐏𝐚𝐯𝐢𝐥𝐡𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 - 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐕𝐢𝐯𝐚, 𝐫𝐮𝐦𝐚 𝐚𝐭𝐞́ 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚, 𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐯𝐚𝐢 𝐞𝐬𝐭𝐚𝐫 𝐚𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐥𝐚𝐧𝐞𝐭𝐚́𝐫𝐢𝐨 – 𝐂𝐚𝐬𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚 – 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐢𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐕𝐢𝐯𝐚.


A “nova” Diretora desde Centro vai levar castanhas embrulhadas em ciência pelas ruas de uma das mais antigas cidades do país, numa ação conjunta com a Câmara Municipal de Braga e Assadores de castanha. E não se fica por aqui! Ao longo dos três dias da iniciativa, o Centro Ciência Viva de Braga recebe conversas com cientistas de várias áreas, oficinas de Geologia, Biologia, Física, Matemática e Gastronomia Molecular, um bioblitz noturno seguido de observação astronómica, um Café de Ciência… e muito mais! Até vai lá deixar um presente em forma de lenço de namorados, que vai ser uma grande surpresa!



Ainda na programação de Braga será incluída uma breve apresentação do plano de crescimento do Centro Ciência Viva e compromisso aberto com a Câmara Municipal de Braga, a Universidade do Minho e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.



Imaginar, participar, envolver, criar, renovar e partilhar é o que a Ciência Viva pretende oferecer à comunidade que visita os Centros Ciência Viva do país



Acompanhem as nossas redes para não perderem pitada!


Ver menos



Comments


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page