#ciênciaemcasa: respostas do 19º desafio
O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.
Está pronto para o 19º desafio?!
No 19º Desafio colocamos a seguinte pergunta: O que flutua na água?
Depois de efetuares as tuas observações podemos concluir que objetos como a maçã, a esferovite, a rolha de cortiça e o balão cheio de água flutuam.
Por outro lado, a batata, o prego e a moeda não flutuam.
Esta diferença de comportamento deve-se a vários fatores!
O primeiro fator é a diferença de densidades entre a água e cada um dos objetos. A densidade é a quantidade de massa num determinado volume. A água, por exemplo, tem 1kg de massa no volume de 1 litro. O cobre (de que algumas moedas são feitas), já teria quase 9kg no mesmo volume de 1 litro! Por essa razão as moedas afundam, como os objetos com maior densidade que a água.
Mas existe outro aspeto muito importante, que se chama “impulsão”. Para percebermos melhor, podemos lembrar que um barco feito de metal, com uma densidade muito maior que a água, consegue flutuar na água. Como é isto possível? O que acontece está relacionado com o Princípio de Arquimedes, que determina que um objeto total ou parcialmente imerso num líquido sofre a ação de uma força vertical, de baixo para cima, de intensidade igual ao peso do fluido deslocado por esse objeto.
Ou seja, o barco, devido à forma com que é construído, desloca uma quantidade de água cujo peso é maior que o peso do barco. Por isso flutua! Mas se o barco virar ou entrar água para o seu interior, já sabemos, acontece o mesmo que aconteceu ao Titanic: vai ao fundo.
Desta forma é possível que alguns objetos, apesar de terem o mesmo material (e igual densidade), possam flutuar ou afundar consoante a sua forma.
Experimenta estes desafios extra:
Corta uma batata a meio e retira um pouco de batata do seu interior, ficando como um pequeno barco. Vais verificar que a batata inteira afunda, mas a fatia fica a flutuar!
Coloca uma batata na água e verifica que vai ao fundo. Adiciona sal, mexendo para o diluir na água, até que a batata comece a flutuar. Porque acontece isso?
Esteja atento aos próximos desafios!
Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.
Link da página do Centro do Facebook:
Link da página do Centro no Instagram: