#ciênciaemcasa: respostas do 5º desafio
O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.
No 5º desafio colocamos a seguinte pergunta: porque é que o equilibrista não cai?
O boneco fica estável quando o seu centro de massa fica em equilíbrio com os dois pesos que tem em cada lados dos paus de espetada. Se uma das bolas de plasticina for menos pesada que a outra o boneco não se equilibra.
Para esta experiência temos de explorar e pesquisar alguns conceitos de física como centro de massa, gravidade, equilíbrio ou massa.
O centro de massa é um ponto em que toda a massa do corpo pode ser considerada como concentrada. Este ponto não precisa coincidir com o centro geométrico, ou seja, o ponto central de um corpo, e pode até estar fora do corpo.
Por outro lado, o centro de gravidade é o ponto onde é aplicada a força da gravidade de todo o corpo.
A gravidade é uma força que existe na natureza, que não vemos, que puxa todos os materiais para o cento da Terra ou seja, para baixo. Por exemplo, quando saltas os teus pés voltam ao chão devido à força que a gravidade exerce sobre ti.
Podemos definir o equilíbrio como uma situação de repouso ou de movimento uniforme e invariável de um corpo. Ocorre quando o corpo não altera a sua posição - está estável.
Quando um corpo está em equilíbrio estável, qualquer perturbação que venha a sofrer vai fazê-lo oscilar da sua posição preferencial de estabilidade.
Assim, se inclinarmos o nosso boneco equilibrista para um dos lados, estamos a provocar uma perturbação no sistema e o centro de massa é deslocado. Mas, o nosso sistema contraria esta perturbação, e tenta sempre voltar à sua configuração mais estável, a posição inicial de equilíbrio vertical.
Esteja atento aos próximos desafios!
Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.
Link da página do Centro do Facebook:
Link da página do Centro no Instagram: