top of page

PROGRAMA EDUCATIVO DA SEMANA DA ESCOLA CIÊNCIA VIVA

ECVB009.jpg

Segunda-Feira - O Tema é a Sociedade

Neste primeiro dia é feito o acolhimento dos participantes. Após receberem o material de trabalho, os manuais e vestirem as respetivas batas os alunos e docentes descobrem Escola Ciência Viva de Braga e as diversas instalações do Centro de Ciência Viva de Braga. Conhecem ainda a equipa do Centro e as áreas exteriores.

É apresentada toda a dinâmica da semana: horário da ECV, a abordagem metodológica, os diversos desafios e os recursos materiais e digitais que vão estar à sua disposição.

Este é também o dia em que os alunos da ECVB têm contacto com um cientista.  Este Cientista convidado apresenta o seu trabalho, e os participantes são desafiados, através de questionamento contínuo, a fazer trabalho investigativo, laboratorial e a debaterem algumas temáticas.

Por fim começam a usar o Caderno do Cientista que irá acompanhar ao longo da semana e que serve de guia para apoiar o que irá ser feito durante a sua estadia.

DSC07043_edited_edited.png
IMG_0509_edited.jpg

Terça-Feira - O Tema é a Tecnologia

Neste dia as crianças exploram temáticas relacionadas com a matemática,

Neste dia as crianças exploram temáticas relacionadas com a matemática, a modelação e impressão 3D.

É o dia em que os participantes são desafiados no pensamento geométrico e espacial, são desafiados a programar recorrendo ao Micro:bit, serão levados a desenvolver pequenos mecanismos e engenhocas usando o VexGo. Começam por fazer modelação espacial através de softwares específicos, "manipulando" digitalmente peças que depois podem imprimir nas impressoras 3D desenvolvendo, deste modo, conceitos de matemática e de espacialidade.Em seguida, entrarão em contacto com programação e pensamento matemático e computacional, desenvolvendo e testando várias ferramentas. Num último momento, a Engenharia em que os alunos participantes vão construir maquinismos e explorar a criatividade, tendo a oportunidade de discutir e aprender sobre mecanismos, sobre energia e estimulados a desenvolver a sua motricidade, o trabalho colaborativo e o trabalho de equipa

Quarta-feira - O Tema é a Natureza

No espaço exterior à sala de aula, ao longo de um dia, os participantes são desafiados a observar com detalhe o que os rodeia. Através da recolha de amostras e análise, investigam a vida existente na biodiversidade e geodiversidade local. Neste dia, os alunos usufruem de trabalho de campo, explorando a natureza e os diversos ecossistemas, além de debaterem os fatores abióticos. Por meio de questionamentos, abordam temas relacionados à ecologia e à microbiologia.

é o momento em que coletam amostras, realizam tarefas de erradicação de espécies invasoras e promovem a remediação ambiental. Ao enfrentar esses desafios, abordam questões relacionadas à sustentabilidade e têm a oportunidade de investigar em equipa, num verdadeiro ambiente laboratorial.
Para além disto têm a oportunidade de manipular animais, pequenos vertebrados e invertebrados, bem como examinar rochas e minerais, observar tanto o macro quanto o micro, responder a desafios e registar as suas observações por meio de metodologia experimental para obter e verbalizar as conclusões.

Quinta-Feira - O Tema é o Espaço

Neste dia vamos falar sobre a Luz, sobre o Universo, sobre a Exploração Espacial e também investigar sobre que está por trás dessas temáticas.

No Laboratório trabalham-se os fenómenos da luz e das cores. Colocam-se questões enquanto se observam alguns destes fenómenos. Fazem-se registos, experiências e modelos sobre esta temática permitindo o trabalho de equipa e a descoberta.

O Planetário Imersivo e os Telescópios são também ferramentas de trabalho para novos desafios e missões enquanto se colocam questões e se viaja no tempo.

À tarde os alunos têm a oportunidade de participar num treino físico e mental que tem por objetivo a sua preparação para uma missão espacial simulando que são Astronautas. É o momento de testar as suas capacidades motoras, de coordenação, tempo de reação e resistência mental num desafio competitivo por equipas

Sexta-Feira - O Tema é a Comunicação

O último dia da semana está reservado para uma verdadeira reflexão coletiva e para as tarefas de comunicação. O dia começa por desafiar os participantes a contactar com ferramentas de Inteligência artificial que lhes permitem gerar imagens, sons e textos. Fala-se sobre os algoritmos que estão por trás destas ferramentas e sobre os avanços tecnológicos desta tecnologia que se está a tornar, cada vez mais, uma ferramenta fundamental no trabalho dos cientistas e dos investigadores. Neste dia os alunos discutem o impacto da IA na criação de arte digital e diferenciam a arte generativa (criada por algoritmos) da verdadeira arte criativa (criada pelos humanos). Usam ferramentas de IA para criarem as suas formas de comunicação e debatem as virtudes e as limitações destas tecnologias. Por fim, tentam tornar-se "Comunicadores de Ciência" subindo ao "palco" e terminando a sua semana com a apresentação dos seus trabalhos que refletem a sua experiência na Escola Ciência Viva.

barra_logos_PRR-1024x148_cores.png
bottom of page